domingo, 5 de fevereiro de 2012

Decoração para Chá de Panela

Esses dias eu e Manu estávamos conversando e decidimos dar uma reviravolta aqui no blog... apesar do nome ser Bolsa sem Fundo, onde desde o início nossa ideia era falar sobre tudo do universo feminino, acabamos nos focando muito no mundo dos esmaltes e o blog ficou um tanto quanto específico né?!
Pois bem, vamos tentar retomar isso com novos posts, temas diferentes! Aguardem. ;)
Mas claro, sem deixar os esmaltes de lado também, já que é uma paixão em comum.

E esse meu post vem falar de um tema que eu sou apaixonada! Decoração! Seja decoração de ambientes ou de festas, adoro.
No dia 07 de janeiro eu realizei o meu chá de cozinha e vou compartilhar alguns detalhes com vocês, espero que gostem!
Passei cerca de 2 meses planejando e colhendo ideias na internet, assim como tendo ideias também. Foi um período muito gostoso de preparação.

Vou mostrar como é fácil montar um chá lindo feito inteiramente por suas mãos. Os toques na decoração dão todo o charme e são tão simples de se fazer em casa mesmo, não é necessário gastar muito dinheiro com isso ou contratar uma pessoa por fora. Vejam só:

Minha principal fonte de busca foi o site das Casamenteiras, na aba "Chá das panelas".
Mostrarei a esquerda fotos das minhas inspirações, e a direita as minhas fotos do chá de cozinha.

Pra começar, me inspirei nessa paleta de cores:


E agora sim, o bolo:


Tudo bem que o bolo eu mandei fazer, não fiz com minhas próprias mãos... rs, mas é um bolo tão simples que não precisa de uma mão de obra tão especializada ou renomada. No meu caso, encomendei com uma conhecida de minha mãe e optei por apenas duas camadas, já que os convidados não seriam tantos.

Topinho do bolo:


Esse fez o maior sucesso e foi super simples de fazer! Comprei uma dúzia de ovos no mercado normalmente, dessas que vem na caixinha amarela, de isopor. Separei a caixinha e recortei apenas um par dos apoios dos ovos, peguei dois dos ovos e fiz um furo na "bundinha" dele, na parte mais ovalada, e deixei a clara e a gema escorrerem bem e então lavei com água e detergente. Depois pintei com canetinha e fiz a gravatinha em cartolina preta e o facinator em EVA branco.

Painel de fotos:


Nesse caso eu também dei uma reduzida na proporção, e utilizei a minha paleta de cores. Mas a ideia é a mesma! O importante é isso também, você se inspira e se adapta ao seu modo pessoal. Usei fitas de cetim pretas e brancas e colei as fotos com fita adesiva por cima.

Base para cupcakes:


Esse é um dos casos em que eu vi a ideia e tive uma inspiração diferente, mas o importante é "faça você mesma!". Pra que gastar muito dinheiro comprando uma base específica pra isso quando se pode improvisar com bandejas de isopor e copos plásticos (dos durinhos) encapados?

Arranjos:


Esse é simples né? Nem precisa de maiores explicações... peguei as próprias garrafas d'água de casa, fitas de cetim e comprei as florzinhas no Saara.

Identidade Visual:


Nada mais fofo do que deixar o chá com a sua cara né? Aqui eu amei a ideia da Laís e confesso que usei igualzinho, rs, mudando as cores, claro. Eram plaquinhas retangulares com os nomes das comidas e plaquinhas redondinhas fincadas com palitos, onde tinham as iniciais dos noivos, o dizer "Chá de Cozinha da Nessa" e alguma especificação a mais da comida, por exemplo, na plaquinha retangular vinha "Patês" e nas redondinhas "Patê de Alho" e "Patê de Frango". Ficam um charme né?

Moldura de coração:


Achei essa ideia genial! Fica um mimo, serve como recordação e dá um up enorme nas fotos. Pra fazer o meu coração eu usei papel paraná (que é como se fosse uma cartolina prensada, ele é super rígido), desenhei o coração e recortei duas camadas do papel e depois enrolei fita de cetim preta.

LOVE:


Essa já é clássica, e lógico que não poderia faltar. Também usei o papel paraná como base, recortei as letras e em seguida colei em cartolinas coloridas apenas de um lado e recortei novamente, com a ajuda de um estilete.

Silhuetas:


Essa ideia eu nunca tinha visto antes em nenhum chá e foi amor a primeira vista quando me deparei com ela. Singelo e repleto de significativo. Usei dessa vez papel craft, encapado com cartolina preta. Lindo né?

Poltrona da noiva:


Simples, fofo e elegante. E por sorte, eu tinha uma poltrona na cor amarela ainda, rs. Comprei 2 metros de organza e amarrei em um laço, pronto. ;)

Fichário de receitas:


Pedi para que cada convidada levasse uma receita para mim e na hora elas podiam anexar ao fichário. Comprei um fichário comum preto, espuma, tecido de bolinhas, fita de cetim, colher de pau e personalizei desse jeito.

Copinhos decorados:


Como eu disse, os detalhes fazem toda a diferença, embelezam as fotos e deixam tudo com um ar de caprichado de fazer os convidados babarem. Pra esses coraçõezinhos eu comprei cartolina amarela, desenhei os moldes, recortei e encaixei nos copos fazendo vincos neles.

Plaquinhas de corações:



Só um charminho a mais pras fotos, novamente feito com cartolina amarela, com palito de sorvete colado atrás.

Árvore de digitais:


Mais uma ideia que eu não conhecia e me apaixonei. Uma recordação carinhosa de todos os amigos que estiveram presente no dia, que pode ser emoldurada e pendurada na casa nova. Peguei exatamente esse modelo de árvore e pedi pra minha mãe desenhar em um papel A3.

Por fim, as lembrancinhas:


Adorei a ideia de dar uma forminha com uma receita, mas ao invés de uma de biscoito escolhi uma de quindim com sua receita específica. Ficou ou não ficou uma graça?


Sei que o post ficou gigante, mas espero que eu tenha conseguido ascender alguma luzinha de ideias em alguém, ou mesmo para quem não pretende fazer um chá ou nada parecido, espero que tenham gostado das dicas, tentei explicar bem cada uma delas. Depois volto com um post sobre comidinhas "decorativas", rs.

Um beijo com carinho, da noiva (rs),
Nessa.

42 comentários:

  1. CARAMBA!!! Eu simplesmente amei cada detalhe, td muito lindo e caprichado, parabéns!

    bjinhosss
    http://www.minhavidameusvicios.com/

    ResponderExcluir
  2. Nessa, tudo ficou MUITO lindo! Sem dúvida uma excelente inspiração, tanto pra chás, quanto pra aniversário! Se eu for fazer alguma coisa no meu, com certeza, terá um dedo seu!!

    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Nanda, faz sim!! E se fizer, tira fotos pra me mostrar depois! rs.

      Excluir
  3. ficou tudo lindo, mimoso e a sua cara... parabéns! Adorei participar desse momento com vc!!! BJs.

    ResponderExcluir
  4. Tudo realmente lindo!!! O mais incrível que eu achei, é como vc ainda sim conseguiu superar, em capricho e beleza, inspirações (já) tão lindas! PERFEITO*
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Nossa tudo muiiito facil!!!
    muito criativa Nessa!!!

    ResponderExcluir
  6. Nessa,

    Eu achei lindo demais seu chá! A decoração, comidinhas, cada detalhezinho, um mimo!
    No final do ano e em janeiro do ano que vem serei madrinha de dois casamentos e principalmente nesse primeiro estou ajudando a noiva com alguma ideias, porque nós duas somos cruas no assunto chá de panelas, rsrs. Fiquei encantada com tudo que você fez e já estou pesquisando no site casamenteiras, bom que vou treinando pro meu também né :P rsrs
    ADOREI o post e não ficou grande coisa nenhuma, ficou ótimo, porque está super explicadinho. Felicidades na vida de casada, beijinhos! ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lua!! Adorei o comentário, super carinhoso. Boa sorte com o chá da sua amiga, tenho certeza que você também o fará muito bonito.
      Que bom que consegui ajudar em algo!
      Beijão.

      Excluir
  7. Nessa é tudo muito a sua cara mesmo né!! Tão delicado e caprichado!! Parabéns por toda dedicação!!! Bjss

    ResponderExcluir
  8. Ó!!
    Post perfeito, Pekena!
    adorei saber das suas inspirações e de como vc se superou em muitas coisas!
    Continue assim, criativa e inspirada!

    Ahh! Como eu queria ter idoooooooooooo!

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  9. olá!!Adorei!estou montando o meu tudo bem que da cedo pra caramba!!Mas aqui na minha cidade não se acha nada então tenho que comprar pela net.Gostaria de saber onde você comprou as formas de quindim?estou a procura de lembranças diferentes e baratas.Desde já obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déb!
      Eu comprei as forminhas em uma loja chamada "Superlar" no Rio de Janeiro. Mas também já vi em casas que vendem coisas para festas. São formas de quindim, não são miniaturas não... então acredito que você encontre na sua cidade também.
      Boa sorte com os preparativos!

      Excluir
  10. Lindo, amei!Era tudo que precisava.Você é demais. Muito obrigada, irei me basear em sua idéias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Fico muito contente em poder ajudar também nas inspirações!
      ;)

      Excluir
  11. Tudo de MUITO bom gosto !
    ADOREI

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS ! Ficou maravilhoso como você adaptou as ideias que conseguiu, ficou excelente o seu trabalho, continue assim. Ameei ameei muito **

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Seu blog é fof, e as ideias que vc juntou para o chá são ótimas, amei.
    Já estou seguindo vc. Quando puderes passa lá no meu pra conhecer tb.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Amei!!! estava super confusa para fazer meu chá de panela.. mas quando vi esse post fiquei simplesmente encantaaaada! parabéeens! ;)

    ResponderExcluir
  15. Puxa.........procurei tanto por idéias e graças a Deus achei o seu blog!!!! Usei quase todas as idéias!!!!!! Depois se quiser te mando as fotos!!!!!!!!!! bjos e obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Puxa.........procurei tanto por idéias e graças a Deus achei o seu blog!!!! Usei quase todas as idéias!!!!!! Depois se quiser te mando as fotos!!!!!!!!!! bjos e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que coisa booa Mel!! Adorei saber disso.
      Se puder me mande as fotos sim, fiquei super feliz e curiosa. Quero ver!
      :)

      Que bom que consegui ajudar.
      Beijos!

      Excluir
  17. Parabéns Nessa! Ficou tudo muito lindo, charmoso e elegante.
    Obrigado pelas ideias .
    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá Vanessa fiquei curiosíssima com as forminhas, moro em Campo Grande Rj mais nao achei nada parecido por aqui me indica a loja que vc comprou ? Amei seu tema fiquei super inspirada dps posto fotos do convite e etc *_* Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dione!!
      Eu comprei praticamente todo o material pro meu chá no mercadão de madureira, inclusive as forminhas.
      Depois me mostra as fotos sim!! :) Que bom que estou conseguindo inspirar também.

      Beeijos!

      Excluir
  19. Muito lindo... Vou pegar umas idéias amei. Nossa vai ser pr arrazzzaaarr...

    ResponderExcluir
  20. Amei todos os detalhes!!! Parabens!!! Vou utilizar algumas ideias para o cha de uma amiga!!!

    ResponderExcluir
  21. Gente!!! Que coisa mais linda!!! Parabéns!!!! Você deve ter dedicado várias horas para finalizar todos esses detalhes!!! Fiquei encantada!!!

    ResponderExcluir
  22. Ufa..... preciso começar falando assim, achei as idéias que buscava e as minhas cores escolhidas foram as mesmas que as suas. Ficou muito liiiiiindo o seu e vou usar algumas dicas suas. Meu chá é neste final de semana.... amanhã estarei comprando tudo. Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Ufa..... preciso começar falando assim, achei as idéias que buscava e as minhas cores escolhidas foram as mesmas que as suas. Ficou muito liiiiiindo o seu e vou usar algumas dicas suas. Meu chá é neste final de semana.... amanhã estarei comprando tudo. Beijo.

    ResponderExcluir
  24. Estou indo morar com meu namorado, mas apesar de não casarmos no papel agora gostaria muito de fazer um afinal vou sair da casa da mamãe, vocês acham que ficaria chato fazer um? eu queria fazer só para as amigas mas próximas, háa e ameeei suas ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu dou a maior força! Não acho que fique chato não, pelo contrário. Você realmente estará se mudando, montando uma nova casa, então faz todo sentido. O meu inclusive foi nessa mesma situação, eu fui morar junto com meu noivo, mas nosso casamento só sairá agora em dezembro, quase 2 anos depois. Porém acho que só se deva fazer uma vez, agora por exemplo não fiz outro já, mas até pq não tem mais motivo né? Não precisaremos de mais nada uma vez que já moramos juntos. ;)
      Espero ter ajudado!
      Beijos.

      Excluir
  25. Adorei... muitas idéias legais...vai me ajudar muito na elaboração do meu...

    beijos

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar, esse carinho é o que motiva novos posts!
;)